quarta-feira, 29 de setembro de 2010

È hora de votar.

Escola Municipal Nossa Senhora da Piedade
Disciplina: Língua Portuguesa e História
Professora: Ide Maria e Maria Juliana Turno: Matutino
Projeto Semana da Pátria
Aluna: Umbelina Francisco do Carmo Santos Série: 8° A


É hora de votar

A cidadania é construída com a união de vários conceitos como: igualdade, ética, justiça e política. Quando começamos a ter noção desses conceitos e a praticá-los significa que temos a capacidade de exercer nossa cidadania com consciência, por isso o voto como uma maneira de exercer a cidadania deve ser usado para escolher uma pessoa que em nossa opinião tenha a verdadeira intenção de assegurar todos esses conceitos.
O voto também é a mais importante forma de participação na democracia do país. Quando nós trocamos nosso voto por dinheiro ou por favores, não votando com consciência, estamos agindo contra nossos próprios interesses, além de contribuir para piorar nosso país. Por esses motivos, a compra e a troca de votos prejudica tanto o processo político.
Mas a cidadania e principalmente a democracia, vão além do voto, a capacidade de fazer com que nossa vontade seja respeitada, chamada de soberania popular, diz que a vontade do povo deve ser a vontade do governo, ou seja, o governo deve agir em cima dos interesses do povo e não em cima dos interesses pessoais, afinal quando votamos e elegemos alguém, o mínimo que se espera é que essa pessoa contribua para melhorar nossa qualidade de vida. Por isso, o povo deve cobrar resultados, para que a vida da sociedade possa melhorar cada vez mais.


( 1° lugar das produções de texto sobre Voto e Cidadania).

Nenhum comentário:

Postar um comentário